Data: 27/09 – sexta-feira Horário:
14h às 17h
Ministrante: Charles Raszl (SP – Barbatuques)
O instrumento é o
próprio corpo, que se revela como enorme fonte sonora; a orquestra é o grupo,
explorando, em sintonia, as possibilidades de timbres e ritmos. A partir de uma
sequência de atividades lúdicas, diversos exercícios estimulam a propriocepção,
a coordenação psicomotora, a fluência rítmica e a construção musical
coletiva. Pulso, acento e divisão rítmica. Exploração dos timbres
corporais. Ecos rítmicos. Jogos de improvisação. Fusão das técnicas (um ritmo,
várias possibilidades). Refrão e improviso (refrão com células rítmicas e
improviso livre utilizando as técnicas de percussão corporal). Composição
de células utilizando as técnicas e os estilos rítmicos.
No Brasil, a maior
referência em percussão corporal é o grupo Barbatuques, que desenvolveu uma
técnica muito particular.
Oficina 2 – RITMOS
REGIONAIS NA PERCUSSÃO CORPORAL
Data: 27/09 – sexta-feira Horário:
19h às 22h
Ministrante: Charles Raszl
Nesta oficina serão
trabalhados ritmos brasileiros e jogos de improvisação e criação, por meio de
técnicas de percussão corporal, especialmente as desenvolvidas pelo grupo
Barbatuques. O instrumento é o próprio corpo, que se revela como enorme fonte
sonora; a orquestra é o grupo, explorando, em sintonia, as possibilidades de
timbres e ritmos.
Por razões históricas
bem curiosas e intrigantes, cada povo desenvolveu gestos e pesquisou
sonoridades que resultaram numa estética musical e plástica muito peculiar,
como o “Gumboot” da África do Sul e o “Hambone” dos EUA.
Data: 28/09 – sábado Horário:
9h às 12h
Ministrante: Charles Raszl
A partir de uma
sequência de atividades lúdicas, serão desenvolvidos diversos exercícios que
estimulam a propriocepção, a coordenação psicomotora, a fluência rítmica e a
construção musical coletiva. A vivência aqui descrita visa contemplar o que
considero fundamental para convidar as crianças a uma investigação das
propriedades do som (altura, intensidade, timbre e duração), das propriedades
da música (ritmo, melodia, harmonia e textura) e de procedimentos básicos de
composição e arranjo (Charles Raszl).
Data: 28/09 – sábado
- 14h às 17h
Ministrante: Uirá Kuhlmann (SP – Música e
Movimento)
A utilização dos
tubos coloridos (Boomwhackers) em atividades repletas de brincadeiras,
movimento e desafios musicais. Músicas que nascem a partir de Cartelas e
Palavras, em divertidos temas. Como enriquecer as aulas de vivência musical com
dinâmicas totalmente colaborativas e criatividade, usando as notas musicais em
forma de tubos! Ou seriam espadas? Ou muletas? Ou pilão?
Oficina 5 - BOOMWHACKERS – MÚSICA E CÊNICA
Data: 29/09 – domingo Horário:
09h às 12h
Ministrante: Uirá Kuhlmann
As possibilidades de
criação de palco e cênica com os tubos são muito amplas! Isto porque o tubo
permite que as pessoas, ao mesmo tempo em que tocam, consigam se deslocar pelo
espaço e interagir com os demais participantes. Um repertório de música e cena
está prestes a acontecer. Venha participar desta eletrizante aula que mais
parce um “flash mob”!
Data: 29/09 - domingo Horário:
14h às 17h
Ministrante: Uirá Kuhlmann
A utilização do
bambolê desmontável para exploração da música e da arte plástica na sala de
aula. Construção de formas que vão muito além dos simples aros! Cenas,
esculturas e sonoridades serão exploradas, trazendo um universo de
criação musical e plástica! Os bambolês como casas de tabuleiro, grande roda,
amarelinha, piano!... A investigação de inúmeros jogos musicais para a sala de
aula!
Data: 04/10 – sexta Horário: 14h às 17h
Ministrante: Ari Colares
Oficina com percussão, cantoria e dinâmicas corporais!
-
Técnicas
de execução dos instrumentos associados
ao ritmo: pandeiro, atabaque, prato-e-faca, surdo, tamborim e ganzá.
-
Audição
comentada de gravações de referência de cada ritmo, captadas em contextos
rurais e urbanos e prática dos elementos que compõem a sua estrutura, a partir
das suas matrizes tradicionais.
-
Prática
dos ritmos, com dinâmicas corporais e padrões e melodias tradicionais.
O
Samba de Roda, no Recôncavo Baiano,
designa uma mistura de música, dança, poesia e festa.
O
estilo musical tradicional afro-brasileiro é associado a uma dança, que por sua vez está
associada à capoeira, acompanhado,
principalmente, por canto e palmas! Samba de roda é uma variante musical mais tradicional do samba. O samba
teve início por volta de 1860, como manifestação da cultura dos africanos que
vieram para o Brasil. De acordo com pesquisas históricas, o Samba de Roda foi
uma das bases de formação do samba carioca.
Oficina 8 – COCO DE RODA e BAIÃO
Data: 04/10 – sexta Horário: 19h às 22h
Ministrante: Ari Colares
Percussão,
dinâmicas corporais e cantoria! As origens, do Coco e do Baião, os toques nos
instrumentos, os passos, dinâmicas corporais e melodias!
-
Técnicas
de execução dos instrumentos associados ao ritmo: pandeiro, atabaque, ganzá,
zabumba e triângulo.
-
Audição
comentada de gravações dos ritmos, captadas em contextos rurais e urbanos e
prática dos elementos que compõem a sua estrutura, a partir das suas matrizes tradicionais.
-
Prática dos ritmos com dinâmicas corporais e padrões e
melodias tradicionais.
Dança tradicional do Nordeste, o Coco de
Roda tem sua origem na união da cultura negra com os povos indígenas no
Brasil. Apesar de frequente no litoral, acredita-se que o Coco surgiu no
interior, provavelmente no Quilombo dos Palmares e, a partir do ritmo originado
da quebra dos cocos pelos escravos para a retirada da amêndoa, com sua dança e
tradição musical cantada, tornou-se um modo privilegiado de transmissão e
manutenção do conhecimento e da tradição popular. O baião é um ritmo musical nordestino,
acompanhado de dança, muito popular na região nordeste e norte do Brasil. Foi
na década de 1940 que o baião tornou-se popular, através dos músicos Luiz
Gonzaga (conhecido como o “rei do baião”) e Humberto Teixeira (“o doutor do
baião”).
Data: 05/10 – sábado Horário: 09h às 12h
Ministrante: Ari Colares
Percussão,
dinâmicas corporais e cantoria!
-
Técnicas
de execução do ritmo, com atabaques e outros instrumentos.
-
Audição
comentada de gravações dos ritmos, captadas em contextos rurais e urbanos e
prática dos elementos que compõem a sua estrutura, a partir das suas matrizes tradicionais.
-
Prática
dos ritmos com dinâmicas corporais e padrões e melodias tradicionais.
O
Jongo é considerado
também uma das matrizes do Samba, atualmente com bastante vigor no ambiente
tradicional do Vale do Paraíba de São Paulo e Rio de Janeiro e, na versão
apresentada nesta oficina, expressão musical importante como exemplo de ritmo
tradicional em compasso composto.
Vamos
conhecer suas características e importância na música e na cultura brasileira,
os movimentos, os toques nos instrumentos de percussão, os cantos!
Ritmo
diretamente
associado à cultura africana no Brasil, que influiu
poderosamente na formação do Samba carioca, em especial, e da cultura popular
brasileira como um todo. Segundo os jongueiros, o Jongo é o "avô" do
Samba.
Data: 05/10 – sábado Horário:
14h às 17h
Ministrante: Estevão Marques
Sim!
Colheres! Este simples objeto que usamos para comer é um instrumento percussivo
popular em diversos lugares do mundo: Espanha, Turquia, Canadá, Colômbia,
Irlanda, Rússia... Vamos tocar as colheres com técnicas de outros lugares do
mundo e temperar com a nossa musicalidade brasileira. Bom apetite!
Veja o video!
Oficina 11 – MIRABOLÂNCIAS PELO MUNDO
Data: 06/10 – domingo Horário: 09h às 12h
Ministrante: Estevão Marques
Jogos
de todo o mundo que se transformam em dança e música, acompanhado por
instrumentos inusitados como: copos, pvc, garrafa pet, colheres, percussão
corporal, bastões, latinhas e muito mais...
A
arte da música em movimento, até aonde vai esta brincadeira?... Como educador
brincante, proponho um diálogo entre a tradição e a invenção. Vamos lá!
Data: 06/10 – domingo Horário: 14h às 17h
Ministrante: Estevão Marques
A dança e a percussão
popular de Norte a Sul do Brasil!
As
semelhanças e diferenças dos diversos sotaques musicais brasileiros. Vamos
conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura cantado loas, dançando trupés,
embalado pelo batuque percussivo. Em cada Estado uma festa!